Mundo

Vídeo: Castelo com três mil anos descoberto no fundo de um lago na Turquia

Um grupo de arqueólogos da Universidade Yuzuncu Yil descobriram um castelo com cerca de três mil anos escondido no fundo do Lago Van, na Turquia, centenas de metros abaixo da superfície. O monumento, que abrange cerca de um quilómetro e tem paredes até três ou quatro metros, encontra-se surpreendentemente preservado devido às águas alcalinas da Turquia.

Liderados por Tahsin Ceylan, os investigadores acreditam que a construção diz respeito à civilização Urartu, também conhecida por Reino de Van, da Idade do Ferro, que incidiu na região nos séculos IX e VI AC.

Os cientistas creem que o nível da água do lago era muito menor no tempo da sociedade urartiana. Essa subida, que decorreu lentamente, acabou por cobrir o monumento agora descoberto.

“Muitas pessoas e civilizações instalaram-se em torno do lago Van”, explica Ceylan, citado pelo portal HypeScience. “Eles chamavam o lado de ‘mar superior’ e acreditavam que tinha muitas coisas misteriosas. Com esta crença em mente, estamos a trabalhar para revelar os seus ‘segredos'”.

A equipa de arqueólogos não conseguiu, ainda, verificar a profundidade das paredes do castelo enterradas na superfície do lago. Está previsto também que seja realizado mais trabalho de campo que levem à aprendizagem sobre a estrutura e sobre as pessoas que nela habitavam.

Além desta descoberta, também no ano passado foram encontrados, no Lago Van, na Turquia, um campo de estalagmites de quatro quilómetros quadrados, apelidado pelos cientisas de “chaminés de fadas subquátias”.

Foi também anunciada a descoberta de um navio russo que deverá ter-se afundado no lago em 1948.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir