Tecnologia

Vídeo: Carros que conduzem sozinhos devem estar à venda daqui a cinco anos

google car self 1Quem é o diz é o cofundador da Google, uma das empresas que tem estado na vanguarda desta tecnologia e que possui veículos autónomos. Em 2017, será possível viajar de carro sem ter muito trabalho.

Abrir a porta de carro, sentar-se, selecionar o destino e apreciar a paisagem. Esta pode ser uma realidade dentro de cinco anos. Os carros sem condutor já andam há muito por alguns estados norte-americanos. Esta semana, a Califórnia deu também o “ok”.

Assim, a Google, empresa norte-americana que lidera um projeto de veículos autónomos, prepara-se para colocar mais alguns veículos no terreno. Na verdade, os carros da empresa detentora do maior motor de busca do mundo já percorreram quase 500 mil quilómetros em testes. Contudo, a Google pretende agora melhorar alguns componentes do automóvel.

Sergey Brin, cofundador do site mais conhecido do mundo, acredita que a comercialização destes veículos está mais próxima do que imaginamos. Para o empresário norte-americano, esta nova tecnologia trará maioritariamente vantagens: “Vai ser possível salvar muitas vidas”, afirma.

Mesmo assim, Brin acredita que vão ser precisos anos para que este tipo de sistemas entre totalmente no dia a dia das pessoas: “Nós humanos temos muita dificuldade em aprovar as mudanças, sempre foi assim no passado” acrescenta.

Porém, o líder da empresa norte-americana não tem dúvidas quanto à eficácia dos carros autónomos: “Vão conduzir melhor que nós e vão ser mais seguros”, conclui.

Para comprovar ao mundo que os carros da Google são uma realidade cada vez mais próxima, a gigante da Internet convidou, em março passado, um cego para participar num teste. O homem sentou-se no lugar do condutor, enquanto o veículo fez o resto.

Veja aqui o vídeo.

Em destaque

Subir