Social

Vídeo: Carlos Cruz, entrevistado pela filha, emociona-se e jura inocência

A filha de Carlos Cruz entrevistou o pai, na cadeia onde o apresentador se encontra a cumprir pena. O trabalho, publicado na revista Nova Gente, foi também divulgado pela TVI, na manhã desta segunda-feira. Veja o vídeo.

Marta Cruz entrevistou Carlos Cruz, na prisão, num trabalho emocionante, quer para o ex-apresentador, quer para a filha, jornalista.

A entrevista foi publicada na Nova Gente, revista que disponibilizou conteúdos em vídeo para a TVI. Carlos Cruz garantiu à filha que está inocente, no momento mais marcante do diálogo.

A pergunta foi feita pela primeira vez. A resposta: “De pai para filha, olhos nos olhos, completamente [inocente]. Completamente. O facto de nenhum de vocês me ter feito essa pergunta nestes 12 anos é um pormenor que nunca ignorei. Senti que vocês sabiam que eu era inocente”

Marta Cruz recorda o pai do momento em que lhe pediu para fugir para o Brasil. O apresentador justificou e foi mais longe.

Mas o pai não se arrepende de nunca ter considerado essa hipótese e lamenta a teoria de que estaria a planeara a fuga: “Pior do que absurda, acho idiota a ideia de que eu iria fugir. Quero ser julgado com justiça, sem erros, com verdade”.

Carlos Cruz tem dificuldade em justificar esta condenação e disse-se “vítima de circunstâncias” e “muito útil a um processo” eventualmente para ilibar outras pessoas. “Há sempre figuras de proa nestes processos”, alega.

A questão do suicídio foi abordada. O ex-apresentador pensou duas vezes em desistir da vida. Revelou que no momento em que pensou no suicídio esqueceu os filhos. E quando se lembrou dos filhos abandonou a ideia. “Se o fizesse teria sido muito egoísta”, conta.

Confrontado com aquilo que o mantém firme, Carlos Cruz destaca “a consciência tranquila”. Sente falta dos afetos. “Estou num mundo sem afetos e sabes que eu sou um torrãozinho de açúcar”, disse ainda.

A sentença de Carlos Cruz termina em 2017, mas o ‘senhor televisão’, que apresentou uma queixa no Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, acredita que pode sair antes.

“Fisicamente estou sequestrado. Mas a minha liberdade está intacta. A minha ‘vingança’ é gozar a minha liberdade de pensamento. Isso é meu”, assinala.

Entrevistada no Você na TV, Marta Cruz falou desta experiência, das palavras do pai, recordou os contactos permanentes que mantém com o pai.

“É o mesmo homem com quem cresci, mas muito melhor. Todo este processo fez-nos a nós, família Cruz, pessoas melhores, uma família mais unida, um pai mais presente, apesar da distância, um homem que não acreditava em Deus e que agora acredita”, disse Marta Cruz.

Veja o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=qEeBIi5PE70

Em destaque

Subir