Desporto

Vídeo: Campeão português de bodyboard salva turista no Panamá

Hugo Pinheiro, campeão de bodyboard, salvou uma turista da morte, nas agitadas águas da praia Bluff, no Panamá. O vídeo foi partilhado pela Asociación de Bodyboarders de Panamá. Veja as imagens do salvamento.

Há um desportista português nas bocas do mundo. Chama-se Hugo Pinheiro e dispensa apresentações – no seu currículo, consta um título de campeão europeu de bodyboard, conquistado em 2009, por exemplo. Hugo não é falado pela mestria com que lidou com uma onda. O mar, que tanto venera, preparava-se para ceifar uma vida, mas o português não deixou.

A jovem estava no mar, longe das suas colegas, que nem se aperceberam de que lutava pela vida. Nas ondas agitadas, Hugo Pinheiro apercebeu-se das dificuldades e arrastou a vítima para local seguro.

O vídeo mostra que a turista estava exausta. Foi o bodyboarder português que a segurou, mesmo quando o salvamento parecia concluído. Também o português não disfarçou o cansaço.

No Facebook, Hugo deu mais detalhes, que não podem ser vistos nas imagens. “Desde que cheguei a esta praia que me apercebi das muitas correntes e agueiros. Acho que é das praias mais perigosas em que já estive principalmente para os banhistas. Mas ontem aconteceu o que já previa desde que aqui cheguei, em poucos segundos uma miúda que estava com água pela cintura foi puxada para o outside”, escreveu.

O português conta ainda que “as amigas estavam a tirar selfies nem deram por ela!”.

“Eu estava sozinho na água e o meu amigo Cawa Radomiselsky, que vinha a entrar, já experiente nestes salvamentos em Bluff, que me disse para ir que ela já não se salvava desta”, revela também.

Hugo conta ainda que a jovem “parecia estar bem” e foi aconselhada pelo português a sair daquela zona perigosa. Mas a situação complicou-se: “Na verdade foi um momento de terror porque achei que não a iria ver mais. Só via um turbilhão gigante cheio de areia que não me deixava aperceber onde ela estava. Comecei a andar as voltas e bati-lhe com os pés, coloquei-a na prancha e apanhamos uma espuma. Ainda bem que tudo correu bem para esta jovem. Que aproveite o resto das férias e que sirva de lição para todos. Informem-se sempre antes de entrar num mar desconhecido, não vale a pena arriscar!”

O caso ganhou grande repercussão nas redes sociais, até porque a Asociación de Bodyboarders de Panamá divulgou o vídeo. O português participava numa prova naquela perigosa praia.

“É a praia mais perigosa do mundo! Que o diga Hugo Pinheiro, que participa na BluffChallenge2016. Salvou uma jovem turista – resgate filmado pela produtora Living the Surf. Pede-se às autoridades locais para colocarem sinais que avisem para os perigos da Praia Bluff!”, pode ler-se, na descrição do vídeo.

Veja o vídeo.

https://www.facebook.com/CIRCUITOPROBODYBOARD/videos/810657049046579/

Em destaque

Subir