TV

Vídeo: Campanha põe São Francisco a viver abaixo do limiar da pobreza

Em São Francisco, nos EUA, existe uma das maiores diferenças entre ricos e pobres. Este vídeo mostra o que acontece com as famílias que vivem no limiar da pobreza.

E se ao comprar um pão, em vez de 10 cêntimos (um número redondo para facilitar), custasse 50? Baseando-se na diferença do poder de compra entre as famílias que vivem na Bay Area (uma zona de São Francisco que se tornou numa das capitais da tecnologia), uma comunidade de apoio a famílias carenciadas criou uma campanha brutal.

Os dados oficiais revelam que uma em cada dez famílias tem um rendimento abaixo do limiar da pobreza (24.300 dólares por ano nos EUA), isto quando o rendimento médio na Bay Area é de 150 mil dólares por família, acima até da média do país.

Recuperando uma obra de Charles Dickens, ‘A Tale of Two Cities’, a Tipping Point Community (um grupo de apoio a famílias carenciadas) encomendou à agência Goodby, Silverstein & Partners um vídeo que põe os mais ricos na pele dos mais pobres.

Num pequeno supermercado, os clientes são confrontados, quando chegam à caixa, com um valor que é cinco vezes superior ao habitual.

“É a campanha ‘Preços do Limiar da Pobreza’”, explica o funcionário da caixa, o agente principal desta campanha: “Tudo custa cinco vezes acima do normal”.

É com essa diferença brutal que vivem as famílias que (sobre)vivem abaixo da limiar da pobreza em São Francisco.

“Quando se ganha cinco vezes abaixo da média, os produtos mais básicos são cinco vezes mais caros”, explica o mote que acompanha o vídeo.

Em destaque

Subir