Mundo

Vídeo: O calor é tanto que os aviões nem conseguem descolar, nos EUA

Só hoje é que o verão chega oficialmente ao hemisfério norte, mas há locais onde calor é tanto que se torna insuportável. Com as temperaturas a chegarem aos 49 graus Celsius no sudoeste dos EUA, várias companhias aéreas estão a cancelar os voos, pois os aviões não estão preparados para tão altas temperaturas.

Phoenix, capital do estado do Arizona, é a principal cidade afetada por este “bafo do inferno”, como esta onda de calor extremo já foi batizada por populares.

A Bombardier, fabricante canadiana de aviões, já avisou que as aeronaves não estão aptas a voar sob temperaturas superiores aos 48 graus. Os aviões da Airbus e da Boeing estão preparados, mas a performance pode ser severamente afetada, realçaram os dois fabricantes.

Só a American Airlines, uma das maiores companhias aéreas do mundo e que usa aviões da Bombardier, cancelou mais de 50 voos.

De acordo com os especialistas, o ar quente altera o rendimento dos motores a jato, exigindo uma velocidade superior e mais comprimento na pista para a descolagem.

“As temperaturas vão subir para níveis extremamente perigosos”, alertou o serviço nacional de meteorologia dos EUA.

Os efeitos do “bafo do inferno” não se fazem sentir só nos céus. No turístico Grand Canyon, as temperaturas junto ao rio Colorado vão atingir os 47 graus.

http://playbuffer.com/watch_video.php?v=87XSDO8S4OM7

Em destaque

Subir