Tecnologia

Vídeo: Cães com membros paralisados recuperam totalmente os movimentos

cao paralisia 1Equipa de investigação do Reino Unido usou células retiradas dos narizes dos animais para a regeneração das zonas afetadas, fazendo com que, em muitos casos, cães com dificuldades motoras voltassem a andar.

É um avanço na ciência médica que abre as portas a uma nova esperança de quem sofre de paralisia de algum membro. Cientistas da Universidade de Cambridge, uma das mais conceituadas a nível mundial, desenvolveram um estudo que ajudou alguns cães recuperarem a capacidade de andar.

Os animais que participaram nos testes haviam sofrido no passado graves lesões ao nível da espinha. Grande parte deles, não conseguia andar.

Os investigadores retiraram previamente células do nariz do animal. Estas mesmas possuem uma forte capacidade regenerativa de nervos. Depois, foi só efetuar alguns tratamentos em laboratório e voltar a inseri-las no corpo do animal, desta vez na zona em que a espinha fora afetada.

Segundo os testes finais, grande parte dos cães que entraram nesta investigação, cerca de 35, voltaram mesmo a recuperar os movimentos dos membros na sua totalidade. De uma forma geral, todos melhoraram.

Veja aqui o vídeo de um desses casos:
https://www.youtube.com/watch?v=IWIE_YoL1LA

Para já, o tratamento foi aplicado em animais, mas o caso pode mudar de figura num futuro próximo. Segundo a Sky News, os responsáveis de Cambridge acreditam que este tratamento poderá ser efetuado nas pessoas.

Em destaque

Subir