Mundo

Vídeo: Brincadeira com criança refugiada provoca indignação nas redes sociais

Uma criança refugiada foi alvo de uma partida cruel, que provocou indignação: um homem aproveita o barulho do voo de um avião para fazer crer ao menor que iria haver um bombardeamento. O menino sírio foge, em desespero. O vídeo é perturbador.

O menino está sentado num parque infantil, em Istambul, na Turquia, onde diversas crianças se divertem. Acontece que ele é o único refugiado. E um adulto, tendo noção desse facto, decide brincar os medos de quem viveu sempre em guerra.

Numa altura em que um avião cruza os céus de Istambul, o adulto assusta-o, alertando-o para um falso bombardeamento.

“Levanta-te! Levanta-te! É um avião. Foge! Rápido, esconde-te! Esconde-te atrás da cerca!”, diz-lhe, enquanto assiste à corrida desenfreada e sem rumo da criança. Depois termina: “Ok, anda cá…”.

Uma terceira pessoa filma tudo. E ouvem-se pequenas gargalhadas, de quem se diverte com a reação do pequeno refugiado, que não terá mais do que 4 anos.

As imagens foram difundidas nas redes sociais e suscitaram reações de repúdio e indignação. Acredita-se que o registo tenha sido feito a 1 de abril, no ‘April’s Fool Day’, o dia das partidas. Mas nem esse detalhe justifica esta crueldade.

As imagens podem afetar a sensibilidade de algumas pessoas. Eis o vídeo.

Em destaque

Subir