Nas Notícias

Vídeo: Brehme, glória do Mundial de 90, limpa casas de banho para pagar dívida

andreas brehme 400 Andreas Brehme é um defesa alemão que tem o nome inscrito na galeria de notáveis do futebol: marcou o golo que deu à Alemanha o título de campeã do mundo, em 1990, perante a Argentina de Maradona. Hoje, Brehme limpa casas de banho, para saldar uma dívida e evitar perder a sua casa. Uma história de extremos, recordada com dois vídeos.

Para a geração que acompanhou o Mundial’1990, disputado em Itália, naquele ano, Andreas Brehme é um nome inolvidável. Foi dele o decisivo golo com que a Alemanha derrotou a Argentina, por 1-0, na final.

Brehme aguentou a pressão e rematou certeiro, deixando a Argentina de Maradona a um pequeno passo do título. É uma glória do passado, cujo nome está inscrito para sempre na história do futebol mundial e na galeria dos ‘notáveis’ do desporto germânico.

A história de glória do passado contrasta com o presente do jogador, que atravessa o momento mais difícil da sua vida. Por culpa de uma dívida que não pode pagar, o antigo futebolista trabalha como empregado de limpeza. Corre o risco de ficar sem a casa que lhe dá abrigo.

Do passado glorioso da sua carreira de futebolista restam memórias. Hoje, Andreas Brehme lida com a mesma pressão que enfrentou, naquele Mundial. Aquele remate, em Itália, saiu dos seus pés com precisão.

E os braços que Brehme ergueu para celebrar a vitória são os mesmos que usa hoje para combater uma situação de pobreza.

O defesa conseguiu o emprego de empregado de limpeza com a ajuda de Franz Beckenbauer (selecionador alemão em 1990).

Aceitou este desafio para garantir o seu sustento e para que esta história sirva de exemplo.

A glória no futebol é eterna e paradoxalmente efémera, quando se entra na vida real.

Aquando do Mundial do Brasil, Brehme recordou o momento mais alto da sua carreira. Veja essa entrevista:

Recorde o momento mais alto da carreira de Andreas Brehme:

https://www.youtube.com/watch?v=Eh0heOmKJnM

Em destaque

Subir