Nas Notícias

Vídeo: Bomba em Belgrado data da invasão nazi em 1941

bomba belgrado Uma bomba com “um enorme poder destruidor” foi encontrada no centro de Belgrado. Ivica Dacic, o primeiro-ministro sérvio, realça que o explosivo deve datar de 1941, ano em que a cidade foi invadida pelos nazis.

Um bomba com supostamente 70 anos foi descoberta, anteontem à noite, em pleno centro da cidade de Belgrado, na Sérvia. O engenho, de uma tonelada e contendo 620 quilos de explosivos, terá sido largada por um bombardeiro Heinkel He 111 em 1941: a 6 de abril desse ano, os nazis invadiram a então Jugoslávia e bombardearam Belgrado, no início da II Guerra Mundial.

“Se tivesse rebentado, esta bomba de enorme poder destruidor teria feito explodir toda a vizinhança”, realçou Ivica Dacic, o primeiro-ministro sérvio, que acompanhou no local as operações de remoção da bomba. Descoberta durantes uns trabalhos de construção, no bairro de Dorcol, a arma foi transportada para um campo de treino militar a fim de ser destruída de modo controlado.

Na altura da descoberta, a bomba encontrava-se a mais de seis metros de profundidade. A operação de remoção obrigou à evacuação de um prédio onde vivem cerca de 20 pessoas.

Em destaque

Subir