Nas Notícias

Vídeo: Avião da Japan Airlines liberta fumo de uma bateria, Boeing 787 ficou em terra

boeing fumo branco O Boeing 787 da Japan Airlines que ontem deveria ter partido de Tóquio (Japão) rumo à Tailândia foi obrigado a ficar em terra depois de ter lançado fumo branco. A bateria principal apresentava uma pequena fuga do líquido do acumulador.

Um avião da Japan Airlines foi impedido de levantar voo, ontem, e obrigou a transportadora nipónica a cancelar a ligação entre Tóquio (Japão) e Banguecoque (Tailândia).Do Boeing 787 Dreamliner saiu fumo branco, durante uma operação de rotina, e o aparelho teve de ser inspecionado, sendo então descoberto que a bateria principal apresentava uma pequena fuga do líquido do acumulador.

No ano passado, a Boeing mandou suspender as operações com os 787 durante mais três meses, depois de vários aviões terem registado problemas nas baterias. No caso de ontem, o painel de controlo do aparelho alertou para um funcionamento incorreto da bateria principal e nos sistemas de carga, com as equipas técnicas a detetarem que uma das válvulas de ventilação da bateria principal não tinha sido ativada e que havia uma pequena fuga de líquido. É esta válvula que permite libertar a pressão dos contentores das baterias quando estas sobreaquecem.

Os problemas com o modelo levaram a Japan Airlines a encomendar 31 aviões à Airbus, em outubro de 2013. O investimento de 9500 milhões de dólares (cerca de 6997 milhões de euros) ‘voou’ da Boeing para a principal empresa concorrente, uma vez que 78 por cento da frota da companhia japonesa fora vendida pelo fabricante do 787.

Em destaque

Subir