Mundo

Vídeo: Bill Gates mostra sanita que não precisa de água e saneamento

Bill Gates mostrou ao mundo uma sanita inovadora que funciona sem necessidade de ligação a um sistema de saneamento ou esgotos. Esta sanita não necessita de água para funcionar. Veja no vídeo.

O objetivo desta inovadora sanita passa por conseguir reduzir as doenças e a taxa de mortalidade, segundo crê o fundador da Microsoft.

A sanita, de acordo com o que revelou Bill Gates, consegue transformar os dejetos em fertilizante.

“A sanita hoje em dia, simplesmente, manda os dejetos embora na água, enquanto esta sanita não tem o esgoto. Ela recebe os dejetos líquidos e sólidos e faz um trabalho químico neles, o que inclui queimá-los na maioria dos casos”, salienta Gates.

Em Durban, na África do Sul, esta nova sanita já vem sendo testada mas a ideia passa por levá-la ao mundo.

“Da mesma maneira que um computador pessoal é de certa forma autossuficiente, e não uma coisa gigantesca, podemos realizar este processo químico nos próprios lares.”

Através da fundação de Bill Gates e da esposa, o milionário espera que a mortalidade em países pobres possa diminuir em consequência das necessidades que são feitas ao ar livre e depois acabam por ter impacto na saúde.

“Relacionamos isto não apenas com a qualidade de vida, como também com doenças, morte e desnutrição”.

De acordo com dadas da organização Unicef, em todo o mundo, cerca de 900 milhões de pessoas fazem as suas necessidades ao ar livre.

Numa palestra na China, Bill Gates explicou ainda a importância deste tema, tal como “quando se pensa em coisas que são básicas, desde a saúde ao ter o que comer”.

Veja a sanita no vídeo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=HNGN3NXOWX31

Em destaque

Subir