Nas Notícias

Vídeo: Bebé nasce com coração fora do corpo

O coração de Vanellope Wilkins estava fora do corpo do feto, pelo que tinha menos de dez por cento de hipóteses de sobrevivência. A mãe foi aconselhada a abortar, mas recusou. A “bebé milagre” nasceu e foi operada quando não tinha sequer uma hora de vida. Vai sobreviver, acreditam os médicos.

A menina já foi sujeita a três cirurgias, sendo o primeiro recém-nascido britânico a sobreviver ao nascimento com uma ectopia cardíaca: não tem externo e o coração formou-se fora do corpo.

“Assim que nasceu, ficámos sem fôlego à espera de a ver respirar. Quando ela chorou, nós chorámos. Vinte minutos depois, ela ainda estava a berrar”, revelou o pai da “bebé milagre”, Dean Wilkins.

Vanellope Hope Wilkins (o nome do meio honra a esperança que os pais sempre tiveram) nasceu a 22 de novembro, no Hospital Glenfield, em Leicester, Inglaterra. Nasceu porque os pais recusaram os conselhos para abortar.

Os fetos com ectopia cardíaca nascem mortos. As hipóteses de Vanellope eram de um para cinco milhões.

“As hipóteses de sobrevivência eram quase zero”, lembrou a mãe, Naomi Findlay: “Ninguém acreditou que ela ia conseguir, exceto nós”.

Na terceira operação, os cirurgiões conseguiram ‘tapar’ o encaixe que fizeram para colocar o coração dentro do corpo, dada a ausência de externo. A “bebé milagre” cujas hipóteses de sobrevivência não chegavam aos dez por cento vai sobreviver, acredita a equipa médica.

“Antes de ela nascer, as coisas pareciam muito más, mas agora estão muito melhor”, salientou o cardiologista pediátrico Frances Bu’Lock: “Vanellope está muito bem e provou ser muito resiliente”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=73URS8NRGDBY

Em destaque

Subir