TV

Vídeo: Barbas podem ter mais bactérias que as sanitas, diz pesquisa

Até está na moda usar aquela barba generosa. Mas será que o estudo de um microbiologista vai alterar esta realidade? John Golobic analisou barbas e encontrou bactérias fecais, em algumas delas. Veja o vídeo.

Um investigador mexicano realizou uma pesquisa que pode alterar o modo como olha a sua barba (ou a de terceiros).

John Golobic analisou a barba de alguns homens – com boa aparência, de cara lavada – e foi procurar bactérias.

Seria surprendente que não as encontrasse, mas o microbiologista ficou surpreendido com o tipo de bactérias que moram nas barbas que se tornaram moda.

Em alguns casos, encontrou o mesmo tipo de bactérias que podemos encontrar numa sanita. Aliás, a quantidade desse tipo de germes pode ser maior numa barba do que na própria sanita.

“Estou surpreendido com os resultados deste estudo. Algumas barbas tinham as bactérias mais comuns, mas a maioria delas continha bactérias de fezes. Se fossem encontradas, por exemplo, na água canalizada, o consumo dessa água seria proibido”, assinala John Golobic.

O investigador explica que a maioria das bactérias que vão parar à barba viajam através do contacto com as mãos.

“Algumas barbas tinham as bactérias mais comuns, mas a maioria delas continha bactérias de fezes. Se fossem encontradas, por exemplo, na água canalizada, o consumo dessa água seria proibido”, assinala John Golobic.

Em destaque

Subir