Nas Notícias

Vídeo: Bairro do Seixal em risco de colapso

Há anos que se faz a mesma pergunta. Será que o Bairro da Jamaica, no Seixal, vai colapsar? Um relatório da Ordem dos Engenheiros assinado pelo engenheiro Tiago Braga Abecasis, divulgado pelo Diário do Distrito, alerta para esse risco. Veja o vídeo.

O complexo habitacional de Vale de Chícharos, localizado no concelho do Seixal, foi construído na década de 70, mas nunca concluído.

Depois do 25 de Abril, a empresa que construía os prédios abandonou a empreitada e deu-se a ocupação, por parte de pessoas com poucos recursos.

O ‘Bairro da Jamaica’, como entretanto passou a ser chamado, apresenta falhas estruturais graves, de tal forma graves que a questão se coloca: corre o risco de colapso?

De acordo com um relatório da Ordem dos Engenheiros, assinado pelo engenheiro Tiago Braga Abecasis e divulgado pelo Diário do Distrito, esse risco é real.

“Na semana passada, estiveram cá técnicos da Câmara Municipal com membros do LNEC, a fazer um levantamento do estado dos prédios”, revela a moradora Dirce Noronha àquele diário.

Tiago Braga Abecasis também visitou o local e terá dito a essa moradora: “Se tem amor à vida, saia daqui o mais depressa possível”.

Os edifícios “não cumprem minimamente os requisitos legais de segurança estrutural”, cita o Diário Digital.

A lista de falhas graves detetadas pela Ordem é imensa: falta verticalidade nos pilares, há degradação do betão, faltam elementos de estabilização nas paredes, as escadas não têm proteção, os esgotos são feitos para as caves, entre outras.

E se forem feitos os trabalhos que os prédios exigem para estarem de acordo com a lei, “entram em colapso”.

Os moradores têm amor à vida. Só não têm alternativa. E ainda acreditam nas sucessivas promessas de realojamento.

A Câmara Municipal do Seixal está em conversações com o Governo, para encontrar uma solução urgente para o problema.

Veja o vídeo:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=MKNKH8XXOYW8

Em destaque

Subir