Nas Notícias

Vídeo: Ativista condenada por interromper Passos, mas elogiada pelo juiz

O Tribunal de Instância Central condenou Ana Nicolau, ativista dos Precários Inflexíveis, a uma pena de seis meses de prisão, substituída por 1440 euros de multa. Veja o vídeo e recorde o protesto.

Durante um discurso de Passos Coelho na Assembleia da República, a 11 de março de 2015, quando o agora deputado era primeiro-ministro, um grupo de ativistas gritou “demissão” e Ana Nicolau repetiu “metes nojo ao povo”.

O tribunal condenou a ativista pelo crime de perturbação de funcionamento de órgão constitucional, segundo adianta a agência Lusa. Em causa uma interrupção do então primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, que usava da palavra durante um plenário da Assembleia da República.

Não obstante ter sido condenada, Ana Nicolau  ouviu elogios do juiz do Tribunal de Instância Central, que a considerou uma “cidadã empenha”, segundo escreve a Lusa, e argumentou que “há falta de pessoas”.

No entanto, acrescentou o magistrado, “a sociedade não pode permitir que essa atuação se faça dentro da Assembleia da República”.

Recorde o protesto que terminou em condenação:

Em destaque

Subir