Nas Notícias

Vídeo: Atiram ovos contra o Presidente checo, protegido por guarda-chuvas

ovos checos Os 25 anos do fim do comunismo na República Checa foram assinalados com ovos. Quando o Presidente discursava, os manifestantes exibiram enormes cartões vermelhos e alguns atiraram ovos, obrigando os seguranças de Milos Zeman a disparar… os guarda-chuvas.

Há 25 anos, a ‘Revolução de Veludo’ ditou o fim do comunismo na então Checoslováquia. Ontem, o Presidente da República Checa, Milos Zeman, foi atingido por ovos quando tentava discursar no evento que assinalava a efeméride.

O incidente ‘vitimou’ também o Presidente da Alemanha. Joachim Gauck, convidado para a cerimónia, realizada em Praga, foi um dos que levou com um ovo.

Os dois chefes de Estado e as outras individualidades presentes no evento tiveram de ser protegidas pelos seguranças de Milos Zeman, que abriram os guarda-chuvas como escudos.

Na origem do protesto esteve a aproximação do Presidente checo ao homólogo russo, Vladimir Putin. Nas mais recentes intervenções, Zeman tem defendido a posição russa no conflito diplomático com a Ucrânia.

Para a maioria dos checos, Milos Zeman está a trair o legado de Vaclav Havel, o primeiro Presidente eleito após a queda do comunismo, em dezembro de 1989.

Ontem, em Praga, foram milhares as pessoas que se concentraram para mostrar um cartão vermelho ao chefe de Estado, exigindo a Zeman que se demita.

Para além de ovos, também foram arremessados tomates.

Em destaque

Subir