Mundo

Vídeo: Aterragem de emergência filmada por um passageiro

Passageiro de um monomotor que aterrou de emergência numa praia de Pauini, no Brasil, filmou o momentos momentos que antecederam a manobra, até à altura em que o aparelho toca no solo. Veja o vídeo, que parece ser falso, ainda que a aterragem no areal tenha realmente ocorrido.

Um pequeno avião com problemas no motor teve de aterrar de emergência numa praia do município de Pauini, no Brasil, nesta quarta-feira.

A manobra foi filmada por um passageiro, desde as mensagens de confiança que transmite ao piloto, até à altura em que o aparelho toca no solo, junto ao Amazonas.

Os cinco homens que seguiam a bordo (quatro passageiros e o piloto) estão perfeitamente conscientes de que a vida de todos está em perigo, mas um deles não deixou de filmar a aterragem, num registo que capta também as mensagens de confiança transmitidas ao piloto.

“A gente vai cair. Nós estamos sem cinto! Deixa a porta aberta”, pode ouvir-se. “Nós estamos contigo, pai. Deixa a porta aberta. É contigo. Alinha, alinha, alinha, pai”, realça ainda o autor da gravação.

Os últimos momentos da filmagem feita a bordo são as típicas imagens desfocadas e descontroladas de uma situação do género.

Mas o vídeo tem alguns detalhes que merecem reparo. O autor da gravação sorri, apesar de ter noção de que tem a vida em risco. E este pormenor suscitou dúvidas quanto à autenticidade das imagens.

O avião aterrou mesmo na praia e não se registaram vítimas.

Será o vídeo uma encenação de uma aterragem programada para ocorrer na areia? As imagens que mostram o aparelho na areia sugerem que o episódio é real, ainda que o passageiro demonstre um comportamento aparentemente fictício.

Real é um facto: o incidente está a ser investigado pela Polícia Civil. Este registo não servirá de muito às autoridades.

Veja as imagens e faça o seu próprio juízo.

https://www.youtube.com/watch?v=TSjma86Lof0

Em destaque

Subir