Ciência

Vídeo: Asteróide vai colidir com a Terra, garante astrofísico. Só não sabemos é quando…

Um asteróide pode surpreender a Terra e, se cair numa zona habitada, terá um impacto superior ao de dez bombas atómicas. “É uma garantia pelas leis da física e da probabilidade”, alerta o prestigiado astrofísico Alan Fitzsimmons, na antevisão do Dia do Asteróide, celebrado em Tunguska.

Foi nesta região siberiana da Noruega que, a 30 de junho de 1908, caiu um pequeno asteróide, devastando uma área de 2000 quilómetros quadrados. Não houve vítimas porque a região é inabitável, mas se o próximo asteróide cair perto de uma localidade as consequências serão catastróficas.

“Já descobrimos 1800 objetos que são ameaças potenciais, mas há muitos mais à espera de serem descobertos. Todos os dias descobrimos objetos nas proximidades da Terra que apresentam um risco maior. É possível que o próximo Tunguska nos apanhe de surpresa”, avisa Alan Fitzsimmons.

“Estamos muito melhores a descobrir os grandes asteróides, mas ainda não estamos preparados para responder a uma ameaça dessas”, acrescenta o astrofísico, dias depois de um asteróide com mais de 200 metros de diâmetro ter passado próximo (em medida espacial) da Terra (ver vídeo).

Há meses, Stephen Hawking tinha posto a Humanidade perante três cenários: no prazo de 30 anos, ou sai da Terra ou termina por um de três motivos, sendo um deles o impacto de um asteróide (os outros são a subida das temperaturas e a sobrelotação do planeta).

“É uma garantia pelas leis da física e da probabilidade”, reforça, agora, Alan Fitzsimmons.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=YY4WKN4OGY61

Em destaque

Subir