Mundo

Vídeo: “As mulheres devem ganhar menos porque são menos inteligentes”, diz eurodeputado

O polémico eurodeputado polaco Janusz Korwin-Mikke, de extrema-direita, defendeu que a diferença salarial entre homens e mulheres faz todo o sentido, alegando que “as mulheres são mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes do que os homens”. Veja o vídeo.

Numa altercação com a eurodeputada socialista espanhola Iratxe García, o polaco Janusz Korwin-Mikke teceu uma série de considerações polémicas, defendendo salários menores para as mulheres. Hoje, assinala-se o Dia Europeu da Igualdade Salarial.

Janusz Korwin-Mikke apresentou diversos argumentos bizarros para justificar a superioridade masculina: segundo alega o eurodeputado polaco, não há nenhuma mulher na lista de 100 melhores jogadores de xadrez.

“Sabe quantas mulheres há na lista dos 100 melhores jogadores de xadrez? Eu digo-lhe: nenhuma. Como é óbvio, as mulheres devem ganhar menos do que os homens, porque são mais fracas, mais pequenas e menos inteligentes. É tudo”, defendeu o eurodeputado, durante um debate que abordava precisamente as diferenças salariais no género, na data em que se assinala o Dia Europeu da Igualdade Salarial.

A eurodeputada Iratxe García respondeu:

“Segundo as suas teorias, eu não deveria ter o direito de estar aqui, como deputada. E isso é que lhe custa. O que lhe custa é que nós, mulheres, podemos representar os cidadãos, em igualdade de circunstâncias. Estou aqui a defender as mulheres europeias de homens como você”.

Depois destas palavras controversas, em pleno Parlamento Europeu, Gianni Pittella, eurodeputado italiano e líder dos eurodeputados socialistas, exigiu uma “punição exemplar” contra o polaco, alegando que “estas declarações não podem ficar impunes”.

Esta não é a primeira vez que Janusz Korwin-Mikke gera controvérsia no Parlamento Europeu.

Já foi suspenso e multado, em outubro de 2015, por fazer a apologia do nazismo. E já se referiu aos refugiados como sendo “lixo humano”.

Veja o vídeo:

 

 

Em destaque

Subir