TV

Vídeo: As árvores bonsai que levitam no ar

O bonsai tornou-se universal e poucos devem ser os que nunca ouviram falar destas árvores japonesas. Mas bonsais a levitarem? Sim, é verdade, graças a um truque tecnológico.

A criação de Hayao Miyazaki tornou-se viral depois da campanha de crowdfunding ter tomado de assalto as redes sociais dos EUA.

O ‘Air Bonsai’ é mesmo aquilo que o nome indica: um bonsai, a árvore miniatura, no ar, a levitar.

O segredo está numa base magnética que, além de deixar o bonsai suspenso no ar, ainda permite que a árvore vá rodando sobre si mesma.

A ideia atravessou o oceano Pacífico e do Japão chegou rapidamente aos EUA, ganhando raízes nas redes sociais.

O problema é que os autores do ‘brinquedo’ não estão habilitados a exportar bonsais, pelo que as ‘árvores voadoras’ terão de crescer nos EUA.

“Temos limitações quanto às árvores que podemos exportar e transportar para fora do Japão. Para resolver este problema, temos uma equipa de suporte nos Estados Unidos em conversações com produtores e viveiros regionais”, cita a explicação do produto na campanha de financiamento através do Kickstarter.

“Relembramos que os bonsais usados nos nossos protótipos são apenas exemplificativos”, realçava ainda o mesmo texto, admitindo que os EUA a árvore escolhida seja um tipo de pinheiro de pequeno porte.

O ‘Air Bonsai’, que tem de ser regado e tratado como qualquer árvore, tem de caber na base levitacional, que mede seis centímetros de diâmetro.

Ainda falta mais de um mês para terminar a campanha de crowdfunding e os promotores já atingiram quase o dobro do valor pedido.

Em destaque

Subir