Mundo

Vídeo: Anúncio de teor racista gera onda de revolta

Um anúncio de beleza de uma empresa da Tailândia gerou uma onda de críticas, pela mensagem racista que transmite. “Basta seres branca, para venceres” é o slogan. Mas não é tudo. Veja o vídeo.

A empresa Seoul Secret, com sede na Tailândia, está debaixo de fogo, em virtude de um anúncio racista.

A mensagem sustenta que a pele de cor branca é a chave para o sucesso. Nas imagens podem ver-se duas mulheres, ambas brancas.

À medida que os segundos do anúncio passam, uma das modelos vê a sua pele escurecer, de forma gradual. E mostra-se preocupada e triste. Do outro lado, uma sorridente mulher branca.

“Só por ser branca, você vai vencer”, afirma Cris Horwang, a modelo de pele clara, que surge a sorrir no lado esquerdo de quem observa.

Depois, é divulgado o segredo para esta pele branca: um creme que a empresa tailandesa comercializa.

Assim que foi divulgado, o vídeo gerou uma onda de indignação (nas redes sociais) e de queixas de associações, por atitude racista.

O produto comercializado chama-se “Neve” e apresenta como logótipo um floco de neve, numa alusão à cor branca.

Todo o anúncio é a apologia do branco: desde o creme, que mantém a pele clara, à expressão de desânimo da atriz que vê a pele escurecer.

Cris Horwang refere que o creme “irá ajudá-lo a não voltar a ser escuro”. “Eternamente branca, estarei confiante”, acrescenta.

Entretanto, a Seoul Secret já retirou o vídeo da sua estratégia publicitária e emitiu um comunicado, onde pede “desculpas pelo erro” e assume “plena responsabilidade por este incidente”.

“A nossa empresa não tem qualquer intenção de transmitir mensagens discriminatórias ou racistas. O que se pretende é transmitir que o aperfeiçoamento em termos de personalidade, aparência e profissionalismo”, acrescenta a mesma nota.

Mas o texto não convenceu e as queixas contra a empresa não foram retiradas.

Veja o vídeo.

Em destaque

Subir