Categorias: Nas Notícias

Vídeo: Amnistia apresenta testemunhos para levar Kim Jong-un ao TPI

Os principais dirigentes da Coreia do Norte, incluindo Kim Jong-un, devem responder no Tribunal Penal Internacional por crimes contra a humanidade. A recomendação foi apresentada pela Amnistia Internacional, que justifica com um vídeo de testemunhos.

A Amnistia Internacional (AI) apresentou uma recomendação na Organização das Nações Unidas (ONU) para que os principais dirigentes da República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), incluindo o “líder supremo” Kim Jong-un, respondam perante um tribunal por crimes contra a humanidade.

Defendendo o julgamento dos principais dirigentes norte-coreanos no Tribunal Penal Internacional, a AI apresentou um relatório e um vídeo no qual várias testemunhas relatam alguns desses crimes: execuções públicas, fome como arma de extermínio, crianças que já nascem doentes, violações e raptos.

O relatório, composto por 372 páginas, compila um ano de investigações promovidas por especialistas da ONU, sendo reportadas diversas violações maciças dos direitos humanos na Coreia do Norte. Essas situações foram relatadas por várias testemunhas em audiências que decorreram em vários países, nomeadamente Coreia do Sul, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Esses testemunhos abordam as “violações sistemáticas, generalizadas e graves dos direitos humanos cometidos pela República Popular Democrática da Coreia”, como vem escrito no documento: “em muitos casos, as violações dos direitos humanos verificadas constituem crimes contra a humanidade”.

Michael Kirby, o principal responsável por esta investigação, salienta que “líder supremo”, Kim Jong-un, poderá ser responsabilizado pessoalmente por vários desses crimes contra a humanidade. O mesmo dirigente da ONU acrescenta que a Coreia do Norte recusou-se a colaborar com a investigação e foi célere a criticar os dados referidos pelo relatório.

Quatro dessas testemunhas ouvidas pela Comissão de Inquérito da ONU prestam ainda declarações num vídeo hoje divulgado pela AI. Todas essas quatro pessoas foram prisioneiras políticas na Coreia do Norte.

“Os prisioneiros caminham cerca de 14 quilómetros para chegar às zonas de trabalho”, conta uma delas, enquanto outra acrescenta que os norte-coreanos “comem o que encontram, como comida para cão ou ração para os animais”.

A ONU agendou a discussão do relatório, no Conselho de Direitos Humanos, para 17 de março, em Genebra.

Redação

Partilhar
Publicado por
Redação

Artigos relacionados

Euro Dreams resultados de hoje: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Números do Euromilhões: Chave de sexta-feira, 28 de junho de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 28 de…

há % dias

1 de julho, nasce Amália Rodrigues, a diva do fado

Hoje é dia de recordar Amália Rodrigues, que nasceu a 1 de julho de 1920,…

há % dias

28 de junho, morre Terry Fox, herói no Canadá e ativista contra o cancro

Chama-se Terry Fox e ficou célebre pela sua perseverança. Perdeu uma perna devido a um…

há % dias

27 de junho, nasce Helen Keller, a mulher que viu para além da cegueira

Helen Adams Keller nasceu no Alabama, a 27 de junho de 1880. Foi escritora e…

há % dias