TV

Vídeo: Alunos da China enfrentam fogo real nas simulações de incêndio

Já participou em alguma simulação de incêndio? Na China, este exercício de segurança é cumprido ao pormenor. Nas escolas, os alunos têm de realizar percursos com fogo real para aprenderem como se usa um extintor e como evitar uma intoxicação pelo fumo.

As simulações de incêndio são exercícios de segurança que visam educar as pessoas para os comportamentos a adotar, como o de caminharem rápido e em fila indiana e apontarem o extintor para a base das chamas.

O problema é que, quando o fogo ocorre, uma sensação de pânico leva a que todas estas instruções sejam esquecidas.

Isto acontece no ‘mundo ocidental’ porque os exercícios são cumpridos em segurança, ou seja, sem fogo real.

Só que na China as pessoas têm mesmo que enfrentar as chamas, especialmente quando são crianças e a simulação decorre na escola.

Todos os anos, as corporações de bombeiros chinesas colaboram com as escolas locais, criando percursos de obstáculos com fogo real.

Os alunos, de várias idades, são obrigados a aprender como reagir em caso de incêndio: é que, caso não aprendam, queimam-se mesmo.

As simulações incluem pistas de obstáculos, que simulam corredores em chamas, com portas e janelas a arder.

O fumo também é real e quem não aprender a tapar a boca e o nariz com um pano (húmido, de preferência) pode ficar pelo caminho, intoxicado.

“Não podemos deixar pontas soltas. Temos de garantir que os alunos estão preparados para um eventual incêndio. As chamas podem ser pequenas, mas podem espalhar-se rapidamente e encher as salas de fumo. Queremos que eles saibam evacuar no caso de um incêndio real”, explicou o porta-voz dos bombeiros de Nanhu, Chen She, durante um exercício na escola local.

Em destaque

Subir