Nas Notícias

Com vídeo: Alerta de emergência leva passageiros a fazer selfies em pleno voo

aterragem emergencia 400 Não consta dos procedimentos dos passageiros, em caso de aterragem de emergência, fazer vídeos no avião, ou tirar fotografias. Mas foi o que sucedeu nesta quinta-feira, nos EUA, num voo da JetBlue. Com a cabina cheia de fumo e um motor avariado, reinou a tranquilidade e a boa disposição. A exceção foi o choro de um bebé. Veja o vídeo.

Um voo da JetBlue, nesta quinta-feira, terminou de forma inesperada, com uma aterragem de emergência anunciada pelo piloto, após uma avaria num motor.

Todos os procedimentos de segurança foram cumpridos, numa cabina cheia de fumo. Colocaram-se as máscaras de oxigénio, os cintos ficaram bem apertados, o sistema de extinção de incêndios foi ativado e os passageiros receberam as tradicionais instruções, para uma aterragem de emergência.

Mas não era tudo… Algumas das 147 pessoas que seguiam a bordo também fizeram selfies, vídeos e outros registos, que acabaram por inundar as redes sociais, tornando-se virais.

Os passageiros do voo – que fazia a ligação entre Long Beach (Califórnia) e Austin (Texas), mas que regressou ao ponto de partida – usaram os smartphones para gravar registos em vídeo e imagem, ao estilo selfie e não só.

Nos vídeos, vê-se o cenário de aparente tranquilidade, o fumo e outros passageiros a utilizarem os seus dispositivos móveis para gravar a cena para a posteridade, ainda antes de saberem como terminaria aquele voo, com um motor da aeronave avariado (estava em sobreaquecimento e deixou de funcionar).

Não obstante a situação de emergência, reina na cabina um ambiente de aparente calma (os choros de um bebé parecem ser o único comportamento congruente), onde a preocupação com o registo do facto se sobrepõe ao receio do que pudesse acontecer à aeronave.

É certo que, em teoria, uma avaria num motor não é motivo para excessivo receio de uma aterragem de emergência, mas uma emergência nunca deixa de o ser.

O piloto conseguiu uma aterragem perfeita e, no final, ouve-se o habitual aplauso, numa nova forma de viver uma emergência no espaço aéreo. Veja os vídeos.

Em destaque

Subir