Insólito

Vídeo: ‘Airburguer’, o hamburguer que cinco jovens dos EUA elevam a 30 quilómetros de altitude

airburguerUma brincadeira de cinco jovens foi apoiada por um restaurante e é um dos mais novos sucessos no Youtube. Um hamburguer com ‘molho’ de verniz foi elevado a 30 quilómetros de altitude, num balão que tinha uma câmara para filmar o caso e um gps para aferir os dados.

Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a gastronomia. Cinco jovens que frequentam a Universidade de Harvard, nos EUA, resolveram enviar um dos símbolos da gastronomia norte-americana para o espaço. Aproveitando a oportunidade, um restaurante de ‘fast food’ associou-se à brincadeira, ganhando visibilidade mediática.

O lançamento espacial do hamburguer ocorreu no dia 27 de outubro, mas só agora é que o registo em vídeo está a tornar-se viral. O hamburguer foi tratado com um “molho” de verniz, para não se desintegrar com a deslocação e para afastar potenciais aves interessadas na iguaria, e preso a uma plataforma de um balão de hélio. Na plataforma couberam também uma câmara de vídeo, para registar a subida, e um localizador GPS.

Foi este aparelho que permitiu recuperar o hamburguer, a cerca de 200 quilómetros da ‘pista de lançamento’. A plataforma não chegou à ‘última fronteira’, mas ainda subiu 30 mil metros. Não se sabe se, no final da “Operação SkyFall” (título inspirado no novo filme de “Bond, James Bond”), os cinco jovens foram comemorar comendo um hamburguer.

Em destaque

Subir