Mundo

Vídeo: Acórdão da “mulher adúltera” é notícia em Espanha

A polémica com o acórdão da Relação do Porto, no caso da “mulher adúltera”, passou as fronteiras e ganhou destaque em Espanha. Praticamente toda a imprensa alude ao “juiz que recorre à Bíblia para justificar violência doméstica contra as mulheres”.

A citação anterior é o título do artigo da BBC espanhola. “Para o juiz, o adultério cometido por uma mulher justifica a violência machista que sofreu às mãos do ex-marido e do antigo amante”, refere a notícia.

No El País, um dos jornais mais vendidos em Espanha, é destacado que “um tribunal do Porto recorre à Bíblia para justificar a agressão a uma adúltera”.

“Os juízes da Relação do Porto insistem nos argumentos da primeira instância e recordam textos da Bíblia, do Código Penal de 1886 e a civilizações que castigam o adultério da mulher com a pena de morte”, é adiantado no texto.

O caso é abordado por praticamente toda a imprensa espanhola, com a principal incidência a recair nas citações da Bíblia que constam no acórdão do Tribunal da Relação.

“Agressor de mulher é beneficiado por argumentos bíblicos em Portugal”, intitula a Prensa Libre; “Um tribunal português recorre à Bíblia para justificar a violência machista de um homem sobre a mulher por ser infiel”, diz o La Sexta.

A Cuatro fez até um vídeo sobre o caso, que inclui até uma “simulação” da agressão. Veja aqui.

Em destaque

Subir