TV

Vídeo: A melhor estrada do mundo é portuguesa. Venha viajar nela

Suba a bordo e saiba por que razão a Estrada Nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão, no distrito de Vila Real, foi eleita a melhor do mundo, segundo um estudo realizado pela Avis. A Big Sur, na Califórnia, e a A535, no Reino Unido, completam o pódio. Veja o vídeo e perceba os encantos de uma via com 93 curvas e uma envolvência sem par, junto ao vale do Rio Douro.

As estradas portuguesas são más, têm mau pavimento e muitas curvas, certo? O senso-comum diz-nos que sim. Mas a verdade é que o que é nacional é mesmo bom e uma estrada nacional portuguesa foi eleita a melhor do mundo. É a ciência que o diz, num estudo da rent-a-car Avis, que recorreu mesmo ao conhecimento científico.

Entre o Peso da Régua e o Pinhão, em Vila Real, Trás-os-Montes, uma estrada com 27 quilómetros foi considerada a melhor para conduzir.

Tem 93 curvas e atravessa o vale do rio Douro. Proporciona momentos de prazer incomparáveis, graças sobretudo às paisagens que a envolvem. Mas não só. Quer sentir prazer em conduzir? Vá à EN222.

O estudo baseia-se num Índice de Condução Avis, que recorreu a uma equipa de físicos quânticos e também a criadores de circuitos de Fórmula 1, designers de automóveis e criadores de trajetos radicais.

Estrada Nacional 222, entre Peso da Régua e Pinhão foi eleita a melhor do mundo. A Big Sur, na Califórnia, e a A535, no Reino Unido, completam o pódio.

A 222 conquistou pontos graças à geometria da estrada, ao tipo de condução que proporciona, com acelerações e travagens, em suma, aos quatro fatores que determinam a condução ideal: curvas, aceleração, retas e travagem.

“Uma condução em grande depende do equilíbrio entre as quatro fases, permitindo desfrutar de velocidade e aceleração, o teste à capacidade de condução ao longo das retas e o usufruto da paisagem envolvente. Foi calculado o equilíbrio ideal entre esses componentes para, cientificamente, comprovar qual a melhor estrada do mundo para conduzir”, realça o estudo, citado pela Lusa.

O resultado é uma viagem de afeto, com a envolvência do Património Mundial, que a UNESCO reconheceu em 2001.

Suba a bordo e viaje nesta estrada, conheça os detalhes da região vinhateira, a história e outros cartões de visita de uma região que transporta Portugal ao mundo.

Em destaque

Subir