Nas Notícias

Vídeo: A ‘Lua de de sangue’ e o eclipse total que a Europa não viu

lua de sangue Pela quarta e última vez este ano, houve um eclipse total da Lua. Em vários pontos do mundo, o alinhamento dos corpos celestes permitiu também a ocorrência da ‘Lua de sangue’, quando o satélite da Terra ganha uma coloração avermelhada. Mas era dia na Europa e não deu para ver…

Hoje, a Terra escondeu a Lua, pelas 11h55 (em Portugal continental), que ficou da cor do sangue. É a segunda vez que os fenómenos coincidem este ano, estando previstas mais duas ocasiões em 2015.

Foi, também, o quarto eclipse total durante 2014, não voltando a ocorrer este ano.

Só que nem todo o mundo viu o que aconteceu da mesma maneira. Por ocorrer durante o dia, a luz do Sol (para além do céu nublado na generalidade do território nacional) evitou a ‘Lua de sangue’ e o eclipse fossem visíveis em Portugal, tal como aconteceu na Europa e em África.

Embora o eclipse fosse visível de forma parcial restantes continentes habitados, só nas extremidades ocidental da América do Norte e no leste da Ásia da Oceania é que foi possível observar o eclipse total e a ‘Lua de sangue’.

Este fenómeno ocorre quando a sombra da Terra esconde a Lua, que por estar em fase de cheia ganha, por momentos, um tom avermelhado.

As explicações científicas permitiram, no final do século XX, desmistificar um fenómeno que, no passado, era associado à chegada de grandes acontecimentos nefastos.

Em destaque

Subir