Nas Notícias

Vídeo: A invasão das aranhas canibais

segestriidae Os moradores de Newport, no sul de Gales, estão aterrorizados. A região tem sido invadida por aranhas ‘teia de funil’, com a particularidade desta ‘almoçarem’ outras aranhas. Podem atingir os 2,2 centímetros de largura e apresentam umas presas verdes.

A população de Newport, uma cidade no sul do País de Gales, espreita sempre para debaixo da cama antes de ir dormir. Mais do que o papão, procuram ver se não há nenhuma Segestriidae, mais conhecida pelo nome ‘aranha teia de funil’.

O pavor dos moradores da região a estas criaturas reside no facto de serem insetos canibais. Também impressionam pelo tamanho, sendo das maiores do Reino Unido (podendo atingir os 2,2 centímetros de largura), e pela mordedura, que provoca uma dor similar a uma ferroada de vespa que dura cerca de seis horas.

Se duvida, pergunte a Mike Rance. Este galês de 41 anos descobriu várias ‘teia de funil’ dentro de casa, tendo filmado algumas das mais atrevidas.

“Espreitei uma na parede e, quando apontei uma luz, consegui ver as presas verdes. Estava a comer uma outra aranha, mais pequena, como uma canibal. Tentámos dar-lhe outros insetos, mas nem lhes ligou”, contou Rance.

O galês capturou uma ‘teia de funil’ que deu a uma veterinária, sabendo que esta tem 32 tarântulas como animais de estimação.

As ‘teia de funil’, cujo nome popular deriva do formato afunilado da teia, vivem em fendas nas paredes ou nas árvores. No caso de Newport, estão por todo o lado…

“Na parede do meu vizinho vi umas sete, só num relance. Um outro vizinho disse-me que esteve a ver as aranhas e mostrou-me um ninho com umas 30 ou 40, no jardim dele. Uma delas era de ‘tamanho familiar’… Ele apontou para a rua e acrescentou que elas estavam por todo o lado”, afirmou Mike Rance.

Em destaque

Subir