Nas Notícias

Vídeo: A ciência de bater nos tachos e saltar nas poças

bater nas panelas Uma menina perguntou a um cientista mediático: “O que podem fazer os alunos da primeira classe para salvar a Terra?” A resposta do astrofísico Neil deGrasse Tyson surpreendeu e divertiu o público: bater em tachos, saltar nas poças e dizer que são “experiências científicas”.

Uma palestra do astrofísico Neil deGrasse Tyson numa escola de Worcester, no estado de Massachusetts, nos EUA, proporcionou um momento inesperado de humor e pedagogia.

A determinada altura, o mediático cientista, que começou por se tornar num fenómeno da internet e recentemente foi o apresentador da saga científica ‘Cosmos’, convidou uma menina com uma camisola de Albert Einstein a fazer-lhe uma pergunta.

No meio do pavilhão, a menina questionou: “O que podem fazer os alunos da primeira classe para salvar a Terra?”

Quando eu andava na primeira classe, era muito curioso. Quando andas pela cozinha costumas abrir os armários, tirar as panelas e começar a bater nelas? [A menina respondeu que sim] Os teus pais mandam-te parar com isso? [Novo sim] Diz-lhes para não o fazerem”, respondeu deGrasse Tyson.

“Estás apenas a ser criança, a explorar as coisas. Os teus pais não gostam porque as panelas ficam sujas e é barulhento, mas para ti é divertido. Estás a fazer experiências, a comparar o som do alumínio com o do ferro”, argumentou o astrofísico.

Outro exemplo: “Quando está a chover e há uma grande poça no chão, o que gostarias de fazer?” “Saltar nela”, respondeu a menina.

“Os teus pais deixam-te saltar nela? [“Não”] Diz-lhes que o doutor Neil deGrasse Tyson te deixa. Quando saltas numa poça é divertido e estás a fazer uma cratera de impacto. São experiências, diz aos teus pais que são experiências e que queres ser uma cientista. Eles não te vão proibir de fazeres o que quer que seja”, enfatizou o astrofísico.

Em destaque

Subir