Nas Notícias

Vídeo: 20 anos do avião mais esquisito do mundo, o Beluga, que tem cinco exemplares

beluga 400 Chama-se Beluga, é um aparelho da Airbus e completa 20 anos. O avião mais esquisito do mundo (A300-600ST) só tem cinco ‘cópias’ e serve apenas para prestar assistência a outros aviões. Veja o vídeo.

Os gostos são sempre discutíveis, mas o Beluga é para muitos o avião mais feio do mundo. Mais unânime é a ideia de que se trata do aparelho da mais esquisito de todos os que sobrevoam os céus.

Este avião da Airbus, um A300-600ST, assinala 20 anos de vida, efeméride que nos leva a olhar com detalhe este gigante dos ares, que tem 56 metros de comprimento e 17 de altura.

O Beluga nasceu para prestar assistência a outros aviões, transportando peças gigantes para bases aéreas de Hamburgo e Toulouse, onde os Airbus são construídos.

Há apenas cinco ‘cópias’, o que faz do Beluga um aparelho com edição mais limitada. É mais do que raro, mas é uma obra de engenharia única, capaz de elevar 155 toneladas.

É pouco comum ver o Beluga, mas a verdade é que os cinco aparelhos fazem mais de 250 voos por mês, apenas no continente europeu.

Conheça um pouco melhor este avião:

Em destaque

Subir