Cultura

Victor Hugo recordado com doodle da Google

A obra de Victor Hugo é revisitada, com um Google Doodle, neste dia 30 de junho, em que se assinala o lançamento de ‘Les Misérables’. O motor de busca homenageia o escritor francês, um ícone da literatura mundial, com uma representação das mais notáveis obras de Victor Hugo.

A Google faz uma representação de ‘O Corcunda de Notre-Dame’ (1831), as coleções de poesias ‘Les Contemplations’ (1856) e ‘Les Misérables’ (1862). Uma homenagem ao escritor eterno, no dia em que lançou o capítulo final desta terceira obra.

Este doodle representa uma viagem a alguns dos mais icónicos trabalhos de um escritor que se distinguiu como novelista, poeta, dramaturgo, ensaísta e até estadista e defensor dos Direitos Humanos.

Victor-Marie Hugo nasceu no ano de 1802 e viria a deixar uma marca indelével na literatura mundial.

Tornou-se escritor jovem e em 1817, com apenas 15 anos, foi premiado pela Academia Francesa, que distinguiu um poema do autor, no início de um percurso notável pela arte, com outro marco: em 1821, publicou o livro de poesias, ‘Odes et Poésies Diverses’, que lhe permitiu ganhar uma pensão, concedida por Luís XVIII, um ano antes de publicar o primeiro romance.

Com 23 anos apenas, recebe o título de Cavaleiro da Legião de Honra e dá início a um período de intensa produção de obras, que lhe permitem o reconhecimento da corte de Carlos X.

A casa de Victor Hugo transformou-se num ponto de encontro de grandes escritores.

A sua obra foi alvo de censura, quando entrou na área do teatro, onde também mostrou talento.

‘O Corcunda de Notre-Dame’, publicado em 1831, foi considerado o maior romance histórico de Victor Hugo, mais um degrau na escadaria do sucesso, que lhe permite receber, do Rei Luís Filipe I, o grau de oficial da Legião de Honra.

Defensor da democracia liberal e humanitária, Victor Hugo é eleito deputado da Segunda República, em 1848.

A partir do ano seguinte, o escritor francês dedica-se a obras políticas, religiosas filosóficas.

Entre a sua vasta obra, outro livro se destacou ‘Les Misérables’, lançada a 30 de junho de 1862 e a razão desta homenagem da Google.

Victor Hugo exila-se após o golpe de Estado de 2 de dezembro de 1851, que condena ‘Histoire d’un Crime’, por razões morais.

Viria a morrer a 22 de maio de 1885, em Paris. Hoje, é alvo de uma homenagem da Google, que assinala o lançamento de ‘Les Mirérables’.

Em destaque

Subir