Tecnologia

Vício pode ser hereditário em todos os familiares

cerebro_qi_1Uma equipa de investigadores britânicos levou a cabo um estudo onde irmãos foram colocados lado a lado, um dependente, e outro sem qualquer vício. Estudo revela que as zonas cerebrais de ambos são idênticas, ou seja, não existe à partida qualquer mudança com o consumo de álcool e drogas.

Um vício pode ser algo hereditário. Esta é uma conclusão a retirar de um estudo de uma equipa de Cambridge que investigou comportamentos cerebrais a cerca de 50 pares de irmãos. 25 com o cérebro saudável e 25 dependentes de drogas.

A investigação passava por testar a impulsividade de todos, conseguindo dessa forma perceber as suas capacidades de auto-controlo, uma das características que está mais associada ao vício.

Após a realização de todos os testes, a equipa de investigadores conclui que as capacidades são idênticas, ou seja, a parte do cérebro que ‘manda’ no auto-controlo é idêntica nos irmãos. Desta forma, percebe-se que um qualquer individuo pode nascer vulnerável ao vicio, trata-se de algo hereditário, e não o que anteriormente era defendido por alguns, que essa pessoa ganha essa característica após o consumo de álcool ou drogas, por exemplo.

Em destaque

Subir