Nas Notícias

Vice-presidente Ferro Rodrigues regressa à bancada do PS como líder

ferro rodriguesEstá confirmado o sucessor de Alberto Martins: Ferro Rodrigues vai ser o próximo líder parlamentar do PS. A revelação partiu do próximo secretário-geral, António Costa: “Tive a honra de Eduardo Ferro Rodrigues aceitar o meu convite”.

Parece uma despromoção, mas na prática marca o início de uma nova era na bancada parlamentar do PS: Ferro Rodrigues vai ocupar a cadeira deixada vaga por Alberto Martins.

“Tive a honra de Eduardo Ferro Rodrigues aceitar o meu convite”, afirmou o vencedor das primárias para a escolha do candidato socialista às legislativas, António Costa, à entrada para a reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.

O futuro secretário-geral do PS optou pela segurança. Em vez de apostar na renovação, com o propalado convite a Ana Catarina Mendes, António Costa ‘resgatou’ o antigo líder da vice-presidência da Assembleia da República.

A mensagem é clara: para além de fazer regressar Ferro Rodrigues ‘ao ativo’, colocando-o na primeira linha do combate político quando o primeiro-ministro for ao Parlamento, avança com um nome capaz de congregar um partido que se foi dividindo durante as primárias e, até, de estabelecer pontes com as forças políticas mais à esquerda do PS.

“Acho que é um excelente sinal de que a sua liderança constituirá um grande reforço da capacidade de oposição do PS e da força do PS na construção desta alternativa do Governo”, acrescentou António Costa, na conversa com os jornalistas.

Ferro Rodrigues, de 65 anos, ganhou influência durante a liderança de Jorge Sampaio e assumiu mesmo o cargo em 2002, sucedendo a António Guterres. À época, chamou António Costa para liderar a bancada parlamentar.

Foi o mesmo Ferro Rodrigues quem, perante a saída do deputado António Costa em 2004 (eleito para eurodeputado), foi buscar um dos opositores internos a José Sócrates (que nesse ano seria o seu sucessor como secretário-geral): o agora demissionário António José Seguro.

Em destaque

Subir