Desporto

Viana do Castelo prepara construção de três postos náuticos

pnvianacA cidade de Viana do Castelo deu um passo em frente para se afirmar como a capital das modalidades náuticas com a formalização da construção de três novos postos náuticos. A autarquia minhota e a Comissão Diretiva do ON 2 – O novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte) assinaram hoje os contratos de financiamento das instalações destinadas às modalidades de canoagem, remo e vela.
“Viana do Castelo quer contribuir para o desenvolvimento económico e social da região, através do respetivo reposicionamento como região atlântica de qualidade, possibilitando a criação de uma marca distintiva, claramente identificadora e diferenciadora da região”, justificou o presidente da Câmara, José Maria Costa.

Os contratos de financiamento para a criação dos postos náuticos de canoagem, remo e vela estão inseridos no projeto “Centro de Mar” e enquadram-se numa estratégia que aposta no desenvolvimento do turismo náutico em Viana do Castelo, inserida no «cluster» do Conhecimento e da Economia do Mar.

Representando um investimento de seis milhões de euros, apoiado pelo programa operacional em 4,2 milhões, o cofinanciamento permitirá a construção de dois novos equipamentos para os centros de vela e de canoagem, assim como a recuperação e ampliação das instalações da antiga “Fábrica das Boinas” para o centro de remo. Fica, igualmente, garantido o apoio para a aquisição de equipamentos necessários para o funcionamento.

O centro de remo servirá de imediato 70 atletas e terá capacidade para acolher praticantes de remo profissionais ou na vertente de turismo e lazer, prevendo-se que seja o primeiro a entrar em funcionamento, em fevereiro do próximo ano.

O centro de vela inclui a construção dum novo edifício com dois pisos na frente ribeirinha que acolherá mais de 80 atletas federados do Clube de Vela de Viana do Castelo, assim como praticantes de vela numa vertente recreativa, devendo estar funcional a partir de abril de 2013.

Já o centro de canoagem será construído de raiz em Darque, na margem sul do rio Lima, para servir 40 atletas federados e 600 praticantes na vertente de recreio. Ficará pronto, segundo as estimativas, em maio de 2013.

Os postos náuticos não serão exclusivos para atletas de clubes vianenses, pois também terão capacidade para receber praticantes destes desportos numa vertente competitiva e turística.

Em destaque

Subir