Nas Notícias

Viaje na Máquina do Tempo da Sapo, mais de duas décadas de notícias num portal

maquina tempo sapomaquina tempo sapo 600Projeto da Sapo está online e torna possível viajar 25 anos no tempo, através de uma autêntica máquina de notícias, feita a partir dos arquivos da agência Lusa. O site apresenta mais de sete milhões de notícias, que podem ser encontrados através de uma pesquisa inovadora. A Máquina do Tempo foi criada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em parceria com o Sapo Labs. E permite-nos recordar algo que já tínhamos esquecido. Passos prometeu, na oposição, que nunca iria cortar pensões e salários…

Quer viajar no tempo através do mundo das notícias em Portugal? Um projeto da Sapo permite-lhe, de forma inovadora, pesquisar artigos com mais de duas décadas, apresentando cerca de sete milhões de textos e mais de 100 mil pessoas envolvidas.

Chama-se ‘Máquina do Tempo’ e é um projeto da autoria da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, numa parceria com o Sapo Labs. Torna possível uma pesquisa por personalidades da política, do desporto, das artes ou de outras áreas, sendo que permite também criar elos de ligação com outras figuras.

Esta Máquina do Tempo é um projeto que reúne a história com a atualidade, numa forma inovadora de cruzar as notícias. Uma pesquisa por uma personalidade torna possível saber quantos artigos lhe estão associados, quantas ligações a outras personalidades existem e até quantas notícias com citações estão disponíveis.

Uma curiosidade desta máquina é perceber as mudanças de discurso que são apanágio na cena política. Procurar notícias por Pedro Passos Coelho e recuando ao tempo em que o atual primeiro-ministro era oposição, permite encontrar a seguinte citação do atual chefe de Governo:

“São as pessoas que estão a pagar mais impostos, não é justo que o Estado as queira penalizar com mais impostos porque não faz o que devia fazer, que era emagrecer as despesas do Estado”.

Esta frase pertence a Passos Coelho e estaria esquecida num Portugal onde nascem milhares de notícias, todos os dias. Mas a Máquina do Tempo evita que as palavras sejam efémeras.

A Máquina do Tempo da Sapo permite-nos encontrar outra incoerência entre o discurso e a prática, numa notícia com o título “Passos Coelho assume “compromisso” de não cortar salários nem pensões mas admite subida de IVA”.

“Se for necessário algum ajustamento, a minha garantia é de que seria canalizado para os impostos sobre o consumo, e não para impostos sobre o rendimento das pessoas”, dissera Passos Coelho, numa altura em que o Governo de Sócrates se demitira.

Este projeto é um verdadeiro baú de informação, onde, apesar da grande quantidade de notícias (25 anos, sete milhões de textos, 100 mil pessoas envolvidas) é possível encontrar, de forma rápida, no período pretendido, o que os motores de busca mais eficazes não nos fornecem.

Benjamin Júnior, responsável pelo projeto, promete agora que a Máquina do Tempo seja aperfeiçoada, com imagens e vídeos. “Quero que as pessoas possam navegar em 20 anos de fotos do Mário Soares”, diz, citado pelo Público.

Para que esta ideia possa ser concretizada, os criadores da Máquina do Tempo da Sapo estão a desenvolver os algoritmos necessários ao reconhecimento dos rostos, para que um computador faça o reconhecimento de forma automática.

Apesar de ser um projeto interessantíssimo, esta Máquina do Tempo vai avançar no sentido de encurtar o tempo noticioso. As palavras deixam de ser levadas pelo vento.

Em destaque

Subir