Nas Notícias

Viagens de lazer registam quebra de 17,8 por cento

Segundo dados do INE, relativos ao primeiro trimestre do ano, assinalam uma descida de viagens de lazer, que atinge os 17,8 por cento, em comparação com período homólogo de 2010. No entanto, as viagens dentro de fronteiras cresceram oito por cento.

Os portugueses estão a viajar menos e a desviar as suas rotas para o interior do país. Assim se explicam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), que assinala uma quebra no número de viagens, mas uma subida no ‘vá para fora cá dentro’.

Se é verdade que nos primeiros três meses de 2011 houve menos 196 mil viagens de lazer (o que corresponde a um decréscimo de 17,8 por cento em comparação com o mesmo trimestre de 2010), não deixa de ser verdade que há também um aumento no turismo interno, feito por portugueses dentro do seu país.

O INE regista quase três milhões de viagens realizadas por portugueses dentro do seu território, entre janeiro e março de 2011. Este número representa um aumento de oito por cento, comparativamente com igual período de 2010.

A quebra justifica-se com “o clima económico”, segundo revela uma nota divulgada pela mesma entidade, uma vez que as deslocações para o estrangeiro são, por norma, mais dispendiosas do que as viagens dentro de território nacional.

Estes dados permitem concluir que os portugueses não deixam de viajar, ainda que reduzam os gastos. A faixa etária que mais viaja tem idade compreendida entre os 45 e os 64 anos.

Em destaque

Subir