Nas Notícias

Vôo do avião movido a energia solar elogiado por Ban Ki-moon (vídeo)

solar impulse 2 A primeira viagem à volta do mundo num avião movido a energia solar não está a deixar ninguém indiferente. Até Ban Ki-moon, o secretário-geral do ONU, enalteceu o feito do ‘Solar Impulse 2’, que ontem cumpriu a primeira etapa de uma longa circum-navegação sem uma única gota de combustível.

O ‘Solar Impulse 2’ cumpriu ontem a primeira de uma série de viagens que vão tornar este avião no primeiro a dar a volta ao mundo sem uma única gota de combustível: é movido a energia solar.

Depois de cumprido o trajeto entre Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, e o emirado vizinho de Omã, até o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, se pronunciou sobre esta missão de promoção das energias renováveis.

Num comunicado lido pelo porta-voz, Ban Ki-moon abordou o desafio das mudanças climáticas e considerou o ‘Solar Impulse 2’ como um projeto inspirador para todo o mundo abraçar o desenvolvimento sustentável através de energias renováveis inovadoras.

O aparelho descolou ontem ao início da manhã, pelas 7h12 (menos três horas em Portugal continental), do Aeroporto Al-Bateen, no emirado de Abu Dhabi (capital dos Emirados Árabes Unidos), aterrando ao final da tarde em Mascate, no emirado de Omã (que não integra os EAU).

A bordo do avião, equipado com 17 mil painéis solares, estão os pilotos suíços André Borschberg e Bertrand Piccard.

A circum-navegação do ‘Solar Impulse 2′ deveria ter começado no sábado, mas os fortes ventos que se fizeram sentir nos EAU impediram a descolagem em condições de segurança, pelo que a ‘aventura’ foi adiada para ontem, segunda-feira.

Recorde o momento da descolagem do avião:

Em destaque

Subir