Fórmula 1

Vettel e a Ferrari partem na frente na Hungria

Sebastian Vettel e a Ferrari vão largar na frente para o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1, depois do alemão e do seu companheiro de equipa, Kimi Raikkonen, terem feito os dois melhores tempos na qualificação, realizada este sábado em Hungaroring.

Com uma volta em 1m16,276s Vettel garantiu a 48ª ‘pole position’ da sua carreira, largando na frente para a corrida de domingo, ao lado de Raikkonen, que ficou somente a 0,168s do alemão, líder do campeonato.

A definição das posições de topo começou a desenhar-se no começo da segunda tentativa de Lewis Hamilton, quando o britânico ficou a 0,431s de Vettel e mostrou que não poderia lutar pela ‘pole’, sendo inclusivamente batido pelo seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que acabou com o terceiro tempo, a 0,254s de Vettel.

O alemão da Ferrari já tinha sido o mais veloz na primeira tentativa, onde se percebeu que Hamilton tinha problemas ao falhar a travagem para uma curva e sair largo numa escapatória, ‘abortando’ a sua volta lançada. O britânico vai assim arrancar apenas do quarto lugar numa pista onde ultrapassar é complicado e a posição de largada pode ser determinante.

A Red Bull ainda chegou a dar a ideia de poder lutar pelas posições cimeiras da grelha de partida para a prova magiar, mas Max Verstappen acabou por ficar com a quinta marca, a 0,521s de Vettel, embora tenha sido duas centésimas de segundo mais rápido que o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo.

Nico Hulkenberg foi o melhor dos outros no único Renault a atingir a Q3. Infelizmente para o alemão não vai poder usufruir do sétimo lugar na grelha, pois perde cinco lugares por troca de caixa de velocidades no seu R.S.17. Quem fica a ganhar é Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne, que assim vão arrancar da quarta fila, após uma qualificação onde os McLaren Honda mostraram um andamento nunca visto esta época atingindo a Q3, coisa que a Force India não conseguiu.

Os Toro Rosso estiveram também melhores do que até agora e permitiram que Carlos Sainz Jr chegasse à terceira qualificação, num contraste com a Williams, que se ficou pela Q1, onde Paul di Resta tentou fazer o melhor que podia depois de ter sido chamado à última hora para substituir Felipe Massa, afetado por um vírus que o deixa inapto para competir.

Resultado da qualificação

1º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m16,276s
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m16,444s
3º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m16,530s
4º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m16,693s
5º Max Verstappen (Red Bull) 1m16,787s
6º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m17,818s
7º Nico Hulkenberg (Renault) 1m17,468s
8º Fernando Alonso (McLaren) 1m17,549s
9º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m17,894s
10º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m18,311s

Em destaque

Subir