Nas Notícias

Veterinários retiram mais de 900 moedas alojadas numa tartaruga

Os tailandeses acreditam que atirar moedas para tartarugas traz boa sorte e longevidade. No entanto, foi esta crença que quase matou uma tartaruga marinha verde, uma espécie em vias de extinção. A tartaruga em questão engoliu mais de 900 moedas que ficaram alojadas no seu estômago, tendo sido removidas por uma equipa de veterinários.

Trata-se de uma tartaruga marinha verde fêmea de 25 anos, que foi durante vários anos “alimentada” pelos visitantes que passavam pelo lago onde habitava, na cidade de Sri Racha, no leste tailandês.

A tartaruga, que foi batizada de “Banco”, estava a morrer devido a uma infeção causada pela rotura da sua carapaça ventral, causada pelo peso das moedas que rondava os cinco quilos.

Ao todo, a tartaruga engoliu 915 moedas que formaram uma bola no seu estômago. Os veterinários demoraram quatro horas a extrair as moedas, uma de cada vez, sendo que a maioria estava parcialmente corroída ou desfeita. A operação foi feita por uma equipa de veterinários de Banguecoque e cirurgiões da Faculdade de Veterinária da Universidade de Chulalongkorn.

“O resultado é satisfatório. Agora até que ponto vai a recuperação já depende da ‘Banco’”, afirmou Pasakorn Briksawan, um dos elementos da equipa veterinária.

O caso desta tartaruga foi tornado público, tendo sido recolhidos quase 15 mil baht, cerca de 430 euros, em donativos para pagar a cirurgia realizada no animal.

Em destaque

Subir