Mundo

Veterano da II Guerra Mundial celebra 100 anos… no ginásio (com vídeo)

Um veterano da Segunda Guerra Mundial, celebrou o seu 100.º aniversário com a sua rotina habitual… de ir ao ginásio. Para ele, é essa a “chave para uma vida duradoura e saudável”. Veja o vídeo.

John Hamilton celebrou o seu aniversário no passado dia 28 de Abril e, como de costume, fez uma sessão de 90 minutos no ginásio. É assim cinco dias por semana, num hábito que dura há 12 anos.

Este bisavô realiza exercício que deixaria muitos homens com metade da sua idade completamente sem fôlego. Aos 35 minutos de corrida, divididos com bicicleta, John acrescenta 400 abdominais por dia.

Recordista de uma competição de remo para a sua idade, há cinco anos atrás, este ex-militar acredita que a “chave para uma vida longa é exercício físico e idas ao ginásio”.

“Tornas-te fisicamente melhor, mas estimula-te mentalmente. Se eu não fizesse isso, os meus últimos dias já tinham sido há muito”, revelou ao Mirror.

John Hamilton, que vive sozinho em Wiltshire, no Reino Unido, contou que deixou de fumar há seis meses atrás, quando foi comprar tabaco e, por acidente, o perdeu. Entendeu isso como um sinal, e apesar de admitir que se sente bem melhor sem isso, não consegue deixar o hábito de “beber um copo de vinho em algumas noites”.

Aos 93 anos viu o seu joelho ser substituído, mas nem isso o impediu de continuar a conduzir o seu carro pela cidade, agora com uma licença renovada para pessoas acima dos 100 anos.

A aparência vale-lhe uns 80 anos, conta o próprio, que espera viver pelo menos mais uma década.

“Eu sinto-me tão em forma e tão saudável que eu posso viver mais 10 anos, ou mais. Sinto-me bem, mas é confuso – estou tão cheio de vida que estou quase à espera que alguma coisa corra mal”, confessou.

John tem três filhos, oito netos e dez bisnetos. Perdeu a sua esposa para a demência em 2006, e é o último do seu grupo de amigos. Art morreu em 2013 com 97 anos, uma morte que “custa diariamente” a John.

Ingressou no exército em 1939 e foi evacuado de Dunkirk. Conheceu a esposa, Elsa, no mesmo ano, durante uma tempestade e casaram três anos depois.

Serviu na Palestina, no Alemanha e na Jordânia, e trabalhou como instrutor de tanques durante 25 anos.

Retirou-se há 34 anos atrás, sendo que a sua nova rotina começou há 12, com as idas ao ginásio.

Veja o vídeo que mostra John e o seu exercício físico.


Mais partilhadas da semana

Subir