Cultura

“Vésperas da virgem santíssima” no décimo aniversário de A BRUXA teatro

vesperas_virgem_santissima“Vésperas da virgem santíssima”, com direção de José Neves, é a peça com que A BRUXA teatro vai celebrar o décimo aniversário. O espetáculo aborda a dor dum pai a recordar episódios do filho, falecido, quando este era travesti de rua.

A BRUXA teatro vai celebrar o décimo aniversário com a apresentação de “vésperas da virgem santíssima”, a partir do texto de António Tarantino. Com direção de José Neves e interpretação de Figueira Cid, a peça aborda um pai a lidar com a morte do filho, “num monólogo em volátil estado” em que o progenitor recorda histórias familiares relacionadas com a ‘profissão’ do descendente: um travesti de rua.

“Entre vícios, manias, insanidades, as várias vozes destes episódios – do filho, da insuportável mãe – saem em catadupa da boca única do pai, com a urgência de quem tem tanto para dizer ao filho. E já não há tempo. Por isso, uma linguagem intensamente oral cria imagens sucessivas, caixas dentro de caixas e é preciso não perder o fio à meada, como acontece nos pensamentos. Crime, prostituição, doença, suicídio, contas para pagar. E amor, incondicional, tolerância, muita. Cabe tudo. Cabe a memória enfiada numa espera que parece não ter fim”, explica a sinopse.

“Vésperas da virgem santíssima” estará em exibição de 5 a 22 de julho, no Clube Estefânia/Escola de Mulheres, em Lisboa, e insere-se na programação com que a associação cultural A BRUXA teatro festeja o décimo aniversário.

Em destaque

Subir