A China está em guerra contra… Vespas. Na província de Shaanxi, mais de 1600 pessoas foram tratadas contra as picadas, com 42 a morrerem e 37 a ficarem em estado crítico. A ‘assassina’ é a maior de todas as vespas, podendo crescer até aos seis centímetros.
Parece um filme de ficção científica, mas é mesmo real e está a acontecer na província de Shaanxi, na China: uma espécie de vespa, a maior do mundo, está a atacar humanos. Em resultado dos muitos ataques registados só nos últimos três meses, 42 pessoas morreram, 37 estão em estado crítico e mais de 1600 sofreram picadelas. Só na cidade de Ankang morreram 19 pessoas após os ataques dos enxames.
A ‘assassina’ é a maior de entre todas as vespas, podendo atingir os seis centímetros. O tamanho permite-lhe que na dieta inclua outros insetos, como as abelhas. As picadas desta vespa, explicaram os especialistas, são altamente tóxicas e podem levar a choque anafilático e insuficiência renal.
O Governo da província de Shaanxi mobilizou uma equipa de médicos e enfermeiros para responder ao súbito aumento dos casos de ataque, que os especialistas atribuem aos efeitos do clima, este ano mais seco e mais quente. A isto soma-se o facto de ser a época do ano em que as vespas costumam acasalar e migrar, o que as torna mais agressivas.
De acordo com a agência estatal chinesa, um funcionário do controlo de doenças de Ankang alertou quem seja picado para procurar ajuda médica, sendo um doente prioritário se tiver sofrido mais de 30 picadas.