Nas Notícias

“Veremos quem é chefe de Estado”, diz Marcelo sobre visita de Trump a Portugal

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, revelou hoje que abordou com Donald Trump, seu homólogo dos EUA, sobre eventual visita a Portugal. “Veremos quem é chefe de Estado”, disse o chefe de Estado, lembrando que haverá eleições presidenciais nos dois países.

“Como é evidente, e como eu lembrei, há eleições nos Estados Unidos e depois haverá eleições em Portugal, ambas presidenciais. Veremos quem é chefe de Estado para o ano, quem recebe quem”, disse o Presidente da República, em declarações à imprensa, no Chiado, em Lisboa, aonde se deslocou para comprar livros.

O contacto telefónico entre Donald Trump e Marcelo Rebelo de Sousa ocorreu na passada sexta-feira e partiu de uma iniciativa do líder norte-americano.

“O Presidente norte-americano queria cumprimentar Portugal e os portugueses pelo sucesso no combate à pandemia, quis perceber porque é que estava a correr assim em Portugal, para comparar com a situação norte-americano, e testemunhar o seu apreço pela comunidade luso-americana”, disse ainda Marcelo.

As eleições presidenciais nos EUA decorrem em novembro, sendo que a tomada de posse só ocorrerá em janeiro do próximo ano. Trump concorre ao ato eleitoral.

Já em Portugal, as presidenciais devem realizar-se em janeiro, sendo que a tomada de posse está marcada para 9 de março. Marcelo Rebelo de Sousa ainda não confirmou a sua provável candidatura.

Em destaque

Subir