Mundo

Verdes da Alemanha reelegem dupla Baerbock-Habeck para a liderança

Os Verdes alemães, reunidos em congresso em Bielefeld, reelegeram hoje para a sua liderança a dupla formada por Annalena Baerbock e Robert Habeck e afirmaram a ambição de se posicionar como partido de governo.

Candidatos únicos, Baerbock obteve 97,1 por cento dos votos dos cerca de 800 delegados presentes e Habeck conseguiu 90,4 por cento.

Baerbock deu um salto significativo, depois de ter tido 65 por cento dos votos na sua primeira eleição no congresso de janeiro de 2018 em Hanôver.

Desde então, a dupla fez subir o partido dos Verdes até aos 20 por cento ou mais nas intenções de voto nas sondagens e conseguiu o aumento dos resultados em várias eleições regionais e nas europeias.

Agora, o partido pretende ter mais peso na política: “isto dá-nos um novo papel”, declarou hoje uma das figuras do partido, Winfried Kretschmann, que preside desde 2016 à região de Bade-Wurtemberg, citado pela agência noticiosa alemã DPA.

Já não se trata de “ajudar a fazer, mas também de codirigir”, adiantou.

A questão de designar uma ou um cabeça de lista ou mesmo uma ou um candidato à chefia do governo nas próximas eleições legislativas não deve ainda ficar decidida.

A escolha deverá ficar entre Habeck, popular doutorado em filosofia com 49 anos, e Baerbock, 10 anos mais nova e que conseguiu unir diferentes tendências no partido ecologista, conhecido pelas suas crónicas disputas internas. Ambos são da corrente centrista e moderada.

Impulsionado pela luta contra o aquecimento global, o partido deve alargar a sua oferta política se quiser estar em posição de governar, refere a agência France Presse.

O congresso de Bielefeld teve no centro dos debates os temas da habitação e da economia.

Em destaque

Subir