Nas Notícias

Verão In.Santarém arranca hoje com yoga, carros antigos, teatro e brinde ao solstício

A programação de verão no centro histórico de Santarém arranca hoje, assinalando o solstício, com uma atividade de yoga no jardim Portas do Sol, um desfile de carros antigos e o espetáculo “EntreMundos”.

Com centenas de atividades programadas até ao equinócio do outono, 23 de setembro, a iniciativa “Verão In. Str… é um Espanto!” começa hoje às 19:00 com uma sessão de “Ayur-Yoga com som”, no jardim Portas do Sol, atividade gratuita incluída na 3.ª edição do Festival de Yoga da Federação Portuguesa de Yoga e da AMA – Associação Movimento Aberto, que decorre até domingo com aulas práticas, sessões de meditação, palestras, oficinas e concertos.

Às 21:30, pelas ruas da cidade vão desfilar 30 carros clássicos, iniciativa dos “Clássicos da Liberdade”, que culmina com uma concentração no Jardim da Liberdade.

O espetáculo “EntreMundos”, com início às 22:00, no Largo do Seminário, numa parceria ArtemRede / PIA – Projetos de Intervenção Artística, convida a uma “viagem por um universo imaginário inspirado na morte”.

O primeiro dia do “Verão In.Str” termina com um “brinde solsticial” a Santarém, no Largo do Seminário, segundo a nota do município de divulgação do evento.

Sexta-feira o programa começa com a inauguração da exposição de desenho e pintura do antigo professor (na década de 1960) e ex-padre “Chico Nuno”, às 17:00, no Fórum do Centro Cultural Regional de Santarém (CCRS).

Segue-se, às 18:00, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, a palestra sobre “Portugal e a União Europeia. Momento atual e perspetivas futuras”, pelo especialista em relações internacionais Raul Moreira Rato.

Do programa de sexta-feira consta ainda a Tertúlia Literária José Régio, agendada para as 20:00 no restaurante situado no jardim Portas do Sol, com Eugénio Lisboa, numa iniciativa do Círculo Cultural Scalabitano (CCS).

Os mais pequenos (com idades entre os quatro e os dez anos) podem acampar no quintal da Livraria Aqui Há Gato, eleita na recente Feira do Livro de Lisboa como a segunda melhor livraria para crianças a nível nacional, para uma “Noite das Estrelas”.

No Largo do Seminário, a partir das 22:00, há Serenata de Coimbra, pelo Grupo de Guitarras e Canto de Coimbra do Centro Cultural Regional de Santarém.

No sábado de manhã, fotógrafos, profissionais e amadores, são convidados para uma “Caçada Fotográfica a Santarém”, promovida no centro histórico pela Sociedade Recreativa Operária, atividade que coincide com a passagem pelas ruas dos “Bombos da Golegã”, no âmbito da iniciativa In.Tradição, realizada com o apoio do INATEL.

No jardim Portas do Sol há aula aberta de yoga e atividades desportivas para as famílias, decorrendo, à tarde, no Teatro Sá da Bandeira, o espetáculo de encerramento do ano letivo das classes de ballet do Conservatório de Música de Santarém.

À noite, no Largo do Seminário, realiza-se o Festival de Folclore “Da Aldeia à Cidade”, organizado pelo Rancho Folclórico de Vila Nova do Coito.

Em destaque

Subir