Mundo

Venezuelanos recorrem a alimentação para cães para vencer a fome (com vídeo)

A Provea, uma organização não governamental, denunciou a situação nas redes sociais, explicando que o povo venezuelano mistura alimentação para cães com arros e com ovos, e que caçam vacas para conseguirem comer.

De acordo com a Provea, uma organização não governamental de direitos humanos venezuelanos, aquele povo está a recorrer a alimentação para cães para conseguir vencer a fome.

A organização refere que, nos últimos dias, os venezuelanos estão a comer “salsichas para cães”, compostas por ossos de frango triturados e misturados com outras partes de frango.

A situação foi também denunciada pelo jornal El Universal, que refere que “comprar e ingerir alimentos para animais converteu-se numa prática ‘normal’ para muitos venezuelanos no país”.

A Provea, note-se, lamenta o recurso a alimentos para animais, mas dá conta que isso acontece devido à violação do direito à alimentação por parte do governo liderado por Nicólas Maduro.

O desespero por alimento tem também levado o povo venezuelano a roubar centro de armazenamentos de comida, camiões ou supermercados, e até a matarem vacas que pastam em campos, explica a Reuters

Nas redes sociais, um deputado da oposição, Carlos Paparoni, partilhou um vídeo onde se vêem várias pessoas num desses atos, na busca desesperada por comida.

“Estão a caçar. As pessoas têm fome”, explica, reforçando que 300 animais foram mortos pelas mesmas razões.

Também à agência Reuters, um veterinário contou como viu um ‘assalto’ a um centro de armazenamento. “Eles deitaram abaixo os portões e saquearam farinha, arroz, oléo, gás para fogareiros”.

A procura de comida provocou, nos últimos dois dias, a morte a quatro pessoas e ferimentos a outras 10.

O governo venezuelano obrigou, entretanto, os supermercados a baixarem os preços, o que provoca também um caos na procura pelo alimento.

Veja o vídeo, divulgado por um deputado da oposição, Carlos Paparoni, na busca por alimento.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=U8DK5YNXRRU7

Em destaque

Subir