Mundo

Venezuela: Secretário da Defesa dos Estados Unidos cancela visita à Europa

O secretário da Defesa dos Estados Unidos, Patrick Shanahan, cancelou a deslocação que devia começar hoje à Europa para “coordenar de forma mais eficiente” a situação na Venezuela e a missão do Exército na fronteira com o México.

“O secretário Shanahan não vai viajar para a Europa, pois decidiu ficar em Washington o que permitirá coordenar de forma mais eficaz com o Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca e o Departamento de Estado a situação na Venezuela”, anunciou o Pentágono em comunicado.

Durante a viagem à Europa, o secretário da Defesa dos Estados Unidos tinha previsto visitar Alemanha, Bélgica e Reino Unido.

O autoproclamado Presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, desencadeou terça-feira de madrugada um ato de força contra o regime de Nicolás Maduro em que envolveu militares e para o qual apelou à adesão popular.

O regime ripostou considerando que estava em curso uma tentativa de golpe de Estado. Não houve, durante o dia, progressos na situação, que continua dominada pelo regime.

Apesar de Guaidó ter afirmado ao longo do dia que tinha os militares do seu lado, nenhuma unidade militar aderiu à iniciativa nem se confirmou qualquer deserção de altas patentes militares fiéis a Nicolas Maduro.

Alguns utilizadores indicaram, ao longo de terça-feira, que perderam o acesso a redes sociais (como o Twitter, o YouTube ou o Facebook), enquanto as comunicações telefónicas estiveram muitas vezes interrompidas.

Face à situação que se vive na Venezuela, o Governo português já indicou que não havia registo de problemas com a comunidade portuguesa.

Pelo menos 119 pessoas foram detidas na Venezuela, desde terça-feira, segundo dados da organização não-governamental Foro Penal Venezuelano.

Em destaque

Subir