Mundo

Venezuela: candidato derrotado pede “grandeza” a Chávez, eleito Presidente pela quarta vez

Hugo ChavezO povo da Venezuela reelegeu Hugo Chávez para a Presidência, com maioria absoluta. O principal candidato derrotado, Henrique Capriles, ficou perto dos 45 por cento e pediu ao vencedor para que saiba ler “com grandeza” a vontade dos venezuelanos.

O Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, foi reeleito para o quarto mandato, com maioria absoluta. Nas eleições mais complicadas que teve de enfrentar, aquele que era o principal favorito recolheu 54,4 por cento dos quase 14 milhões de votos, quando a contagem ia nos 90 por cento, o que revela uma participação a rondar os 80,94 por cento dos eleitores.

“O candidato Hugo Rafael Chávez Frías, obteve 7.444.082 (54,4%) votos, o candidato Henrique Capriles Radonski, obteve 6.151.544 (44,97%). A candidata Reina Sequera obteve 64.281 votos (0,46%). O candidato Luís Alfonso Reyes 7.372 votos (0,05%). Maria Josefina Bolívar obteve 6.969 votos (com 0,05%) e Orlando Chirinos 3.706 votos (0,02 por cento)”, confirmou o Conselho Nacional Eleitoral, através da presidente Tibisay Lucena.

Henrique Capriles, o candidato mais forte da oposição, reconheceu o triunfo de Chávez, mas pediu ao Presidente reeleito para saber interpretar a vontade maioritária da população: “quero desde aqui enviar as nossas felicitações e quero dizer-lhe que oxalá que leia com grandeza a expressão do nosso povo no dia de hoje”.

Como que em resposta, Hugo Chávez agradeceu aos que o apoiaram e, também, aos que votaram contra ele, pois deram uma prova de que a democracia vive na América do Sul: “deixo uma palavra de reconhecimento em todos os que votaram contra nós pela demonstração cívica que deram, apesar de não estarem de acordo com a proposta bolivariana”.

Em destaque

Subir